Atenção, pet lovers! Mitos e verdades sobre alimentação para cachorro

Conversamos com um especialista sobre o assunto! Veja as recomendações:

Você que tem um “doguinho” em casa, sabe o quanto é necessário saber o que pode ou não dar de comida para ele. Mesmo assim, ainda existem pessoas que acabam acreditando em mitos sobre alimentação canina, porque confiam na explicação popular. Diante disso, o Gshow resolveu conversar com o médico veterinário Felipe Rudhjá para desmitificar algumas dessas dúvidas.

Um total de 46,1% dos domicílios têm pelo menos um cachorro, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não é a toa que os “doguinhos” são os animais de estimação mais comuns para se ter em casa. Vamos conferir alguns mitos e verdades sobre a alimentação canina?

Só podem comer ração. Mito ou verdade?

Mito. Eles podem sim comer outras coisas, até porque, se a gente pensar na natureza, eles não se alimentariam de ração. A ração foi criada, é algo industrializado. Existe um conceito chamado Alimentação Natural (AN), que substitui totalmente a ração e outros produtos industrializados. Ela é encarada não só como opção, mas também serve como tratamento para animais que possuem alergias alimentares.

Se ele ingerir um produto ou veneno é preciso dar leite para ajudar na desintoxicação. Mito ou verdade?

Mito.O leite não vai resolver. Nos casos de intoxicação, por qualquer produto que seja, o primeiro passo é não esperar os efeitos e ajudar o animal a vomitar, porém, as pessoas em geral não conseguem fazer isso. Então o mais correto é levá-lo imediatamente ao veterinário. Existem medicações que preparamos na clínica para conseguir induzir o vômito do animal. E em alguns casos, dependendo do que o animal ingeriu, o leite pode piorar a situação.

Chocolate pode matar o cachorro. Mito ou verdade?

Verdade. O cacau, presente no chocolate, possui uma substância que é nociva para o pet. Então quanto maior a concentração de cacau, mais chances do animal, que ingeriu o chocolate, poder ficar intoxicado e morrer. Mas claro que existem chocolates com concentrações baixas de cacau, então o animal pode conseguir se salvar. Ainda sim, não dê chocolate para o seu cachorro.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Eles podem comer todas as frutas. Mito ou verdade?

Mito.As frutas cítricas não são indicadas, porque podem fazer mal ao animal. Já a banana, maçã, pera e outras podem sim. Então: não! eles não podem comer todas as frutas. Algumas realmente podem não fazer bem. É importante lembrar que a fruta serve como petisco, nunca como substituta de alimentação.

Posso preparar a comida do meu pet. Mito ou verdade?

Verdade.A tendência da Alimentação Natural (AN) está cada vez maior. Só que é preciso muito cuidado, pois já tive casos em que o proprietário do animal aderiu à tendência, mudou 100% para AN e o animal ficou com algumas deficiências nutricionais. Então sempre que for mudar a alimentação do pet, é preciso ter um acompanhamento de um nutricionista veterinário. É uma especialidade que tem crescido bastante, porque esse profissional formula uma alimentação específica para o estilo de vida do seu animal.

O ovo é um alimento que ajuda a aumentar a imunidade do cachorro. Mito ou verdade?

Verdade. O ovo é uma excelente fonte de vitamina e proteína. Existem outros alimentos que também ajudam nesse processo de aumento de imunidade. Só precisa ficar atento à quantidade indicada.

fonte: https://gshow.globo.com/Rede-Amazonica/noticia/mitos-e-verdades-sobre-alimentacao-para-cachorro.ghtml