Bigode de gato: funções e curiosidades dos bigodes dos felinos

Esses pelinhos são extremamente importantes para a saúde dos gatos

Os bigodes dos gatos, além de proporcionar um charme todo especial aos felinos, possuem funções importantíssimas para o bem-estar desses animais, até mesmo para a sua sobrevivência, já que funcionam como “antenas” que os ajudam a se localizar e a ter equilíbrio.

Esses pelos são conhecidos como vibrissas, que são órgãos sensoriais próprios de certos animais, assim como nós, seres humanos. No nosso caso, esses pelinhos se desenvolvem nas foças nasais e ajudam a bloquear possíveis sujeiras de entrarem em nossas vias respiratórias.

O bigode dos felinos os dá equilíbrio e o permite ter uma melhor percepção do ambiente. As vibrissas, como são chamadas cientificamente, auxiliam no cálculo de distâncias e de espaços, indicando ao animal se ele consegue entrar em determinados locais sem correr riscos.

Normalmente o comprimento do bigode equivale ao tamanho da parte mais larga do corpo do animal. Assim o gato consegue compreender melhor seus percursos. Os bigodinhos também funcionam como uma espécie de antena, pois estão em contato com uma área repleta de células sensoriais.

Sendo assim, o felino é capaz de captar informações como a força e orientação do vento, conseguem ter uma melhor distribuição de funções sensoriais e não dependem apenas da visão e da audição, o que os ajuda a se localizar em ambientes escuros.

fonte: https://canaldopet.ig.com.br/2021-05-10/bigode-de-gato–funcoes-e-curiosidades-dos-bigodes-dos-felinos.html?utm_source=noticias&utm_medium=voceviu