Cachorro pode comer arroz integral? Saiba a melhor forma de alimentar seu pet!

Será que cachorro pode comer arroz integral? De uma maneira geral, este alimento é considerado uma adição saudável ao cardápio! Porém, devemos lembrar que os pets precisam de um cuidado especial quando o assunto é alimentação. 

Para descobrir se cachorro pode comer arroz integral, convidamos uma veterinária para explicar tudo sobre a nutrição dos peludos. Continue lendo para aprender! 

Pode dar arroz integral para cachorro? 

Se você é fã de alimentação saudável, provavelmente, busca opções integrais. Este tipo de alimento contém mais fibras e nutrientes, por isso, é muito indicado por nutricionistas. Mas será que o mesmo vale para os pets? Cachorro pode comer arroz integral? 

A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, explica que sim, o grão está liberado! Se for preparado da maneira correta, o arroz integral pode ser um petisco seguro e saudável! Porém, para isso, é importante seguir algumas recomendações. Confira abaixo! 

Preparando arroz integral para cachorro

Como vimos, é verdade que pode dar arroz para cachorro. Entretanto, é necessário estar atento na hora de preparar o prato para seu amigo, já que muitos acompanhamentos são tóxicos para os cães. Abaixo, separamos um passo a passo para você oferecer o alimento com mais segurança.

  • Sirva apenas o grão cozido: o arroz cru possui digestão difícil e pode causar complicações; 
  • Espere esfriar: os pets não estão acostumados a alimentos quentes. Para evitar queimaduras, espere o arroz esfriar antes de servi-lo;
  • Não coloque nenhum tempero: este é o ponto mais perigoso. Um bom arroz leva complementos como alho, cebola e, principalmente, sal. O problema é que todos esses elementos são tóxicos para os pets. Agora, você já sabe a resposta quando perguntam se cachorro pode comer arroz com alho;
  • Controle a quantidade: o arroz é um alimento relativamente calórico e não deve ser a base da alimentação do pet. Por isso, sirva-o como um petisco, para agradar seu peludo ou comemorar uma ocasião especial. Duas colheres de sopa, uma vez por semana, devem ser o suficiente; 
  • Nunca sirva restos para seu pet: se você for servir um alimento para seu cachorro, prepare-o separadamente, seguindo todas as recomendações citadas. Os pratos servidos para humanos contêm muitos elementos tóxicos, que podem prejudicar a saúde do peludo. 

Seguindo as recomendações acima, os cães podem comer arroz integral de forma segura! Lembre-se, porém, que a base da alimentação dos pets deve ser uma ração de qualidade! 

A importância da ração

Variar o cardápio do seu peludo pode até ser uma boa ideia. Porém, a base da alimentação dos nossos amigos deve ser sempre uma ração de qualidade. Esse produto é desenvolvido especialmente para os pets. Por isso, contém todos os nutrientes necessários, na medida exata. 

Além disso, a ração é um alimento de longa duração e fácil armazenamento, o que garante qualidade por muito tempo. Você pode oferecer arroz para o cachorro e outros vegetais que podem entrar no cardápio, mas apenas como um petisco. 

Se desejar oferecer uma dieta caseira para seu pet, consulte um veterinário especialista em nutrição animal. Ele poderá passar as orientações precisas, levando em consideração todas as características do seu peludo. 

Benefícios do arroz integral

Da maneira correta, o cachorro pode comer arroz integral sem problemas! Melhor ainda: esse alimento possui nutrientes que auxiliam o organismo do pet. Confira abaixo.

  • Carboidratos: são grandes fontes de energia;
  • Fibras: as fibras são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo; 
  • Cálcio: importante para os ossos e os dentes; 
  • Vitaminas do complexo B: antioxidantes que atuam no sistema nervoso. 

Vale destacar que todos os nutrientes acima também estão presentes na ração para cachorro! Viu como oferecer uma boa alimentação para seu pet é importante? 

fonte: https://www.petz.com.br/blog/bem-estar/cachorro-pode-comer-arroz-integral/