Como identificar as principais doenças no coração de cães e gatos

Hipertensão arterial e Difilariose estão entre as principais doenças cardiácas que atingem os animais de estimação

Assim como os humanos, os animais também podem ter problemas cardíacos. Por ser um órgão vital, que bombeia o sangue para o resto do corpo, é muito importante ficar de olho em alguns sintomas que podem significar que seu cão ou gato está com alguma doença no coração .

Conhecidas pelos veterinários como cardiopatias , estas doenças podem ser desenvolvidas logo após o nascimento do animal ou durante a vida. Segundo a Dra. Gabriela Sciulli, veterinária cardiologista do Vet Quality, essas enfermidades são a terceira maior causa de morte em pets idosos.

Gabriela também ressalta alguns tipos de cardiopatias e que o problema, muitas vezes, não afeta apenas o coração. “A predisposição de algumas raças , idade e mau funcionamento do órgão são alguns tipos da doença. Entre esses fatores, a idade é ainda o maior causador. As complicações desse tipo de enfermidade podem refletir em outras partes do corpo. Sempre que tem um problema no coração, o sangue circula com mais dificuldade e gera um efeito dominó.”

Cachorro sendo examinado para doença no coração

Principais tipos de cardiopatia em cães e gatos
A veterinária explica cada uma das doenças do coração mais comuns nessas espécies e como diagnosticá-las:

Hipertensão Arterial: Seu diagnóstico é feito por meio da aferição da pressão arterial nas consultas de rotina.
Cardiomiopatia Hipertrófica: A musculatura do coração se hipertrofia e diminui o espaço interno das cavidades cardíacas, o que impede o fluxo sanguíneo. Essa doença é comum em gatos das raças Maine Coon e Persa.
Doença Degenerativa Valvar Mitral: Doença mais comum na cardiologia veterinária, trata-se de uma degeneração das válvulas do coração.

Cardiomiopatia Dilatada: As câmaras cardíacas se dilatam e faz com que o coração não se contraia corretamente. Esse tipo de cardiopatia é muito comum em cães da raça Boxer.

Dirofilariose: Doença parasitária transmitida por meio da picada de um mosquito infectado. Vermes se instalam no coração do pet e obstruem a passagem do sangue para o corpo. Mais comum em cães que frequentam praias.

fonte: https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2019-06-04/doenca-no-coracao.html