Dicas de como fazer cachorro gostar de banho

Como fazer cachorro gostar de banho? Se é só você pegar o shampoo do seu pet na mão que ele já sai correndo, provavelmente já fez essa pergunta. Alguns ficam tão desesperados com a possibilidade de tomarem banho que se escondem embaixo da cama, na casinha, ou até tentam fugir.

O seu pet é assim? Pois saiba que ter um cachorro que não gosta de tomar banho é mais comum do que você pensa. Mas isso não quer dizer que esses animais não gostem da água. As causas para essa repulsa podem ser variadas. 

Às vezes, pode ser porque eles já receberam o banho em um ambiente inadequado e ficaram com isso gravado. Enquanto em outras, o problema do cachorrinho pode ser não com o banho em si, mas com o secador. Muitos deles têm medo do barulho e acabam ligando o banho a esse momento assustador. 

Para evitar momentos de fuga e de desespero vividos pelo seu pet, confira algumas dicas de como fazer o cachorro gostar de banho

Veja dicas de como fazer cachorro gostar de banho

Meu cachorro não gosta de tomar banho, o que fazer?”. A primeira dica é ter bastante paciência. Afinal, por mais que você saiba que o banho no peludo é para o bem dele, ele não entende isso. 

Além disso, é provável que o bichinho tenha ligado a hora do banho a algo ruim, ou seja, ele está “traumatizado”. Veja alguns passos para melhorar a relação do seu bichinho com o banho. As dicas também servem para evitar que o seu animalzinho, que gosta de banho, acabe ficando com medo.

Tenha muito cuidado com o piso

Por que cachorro não gosta de tomar banho? Um dos motivos é o local inadequado. Na tentativa de fazer o melhor para o bichinho, muitas vezes o tutor o coloca em um ambiente que não dá a segurança que ele precisa na hora do banho.

É o que acontece, por exemplo, quando o pet é lavado no box. Claro que a água quentinha do chuveiro é adequada, mas será que o piso está certo? Se as pessoas já escorregam, para os peludos então… O piso molhado do banheiro pode ser um grande problema.

Como ele não consegue se firmar com segurança no chão e fica escorregando, acaba ficando inseguro. Isso faz com que ele evite esse momento de qualquer maneira.

Por isso, uma das dicas de como fazer cachorro gostar de banho é oferecer um ambiente adequado. Coloque aqueles tapetes de borracha de segurança no piso. Isso dará mais firmeza ao pisar. Leve-o, com cuidado, até o local, e com muita paciência e carinho, aos poucos, mostre que ele está seguro. 

Troque o lugar do banho

Há também casos nos quais o cachorro que não gosta de banho, na verdade, se incomoda com a banheira. Muitos tutores resolvem lavar os bichinhos pequenininhos dentro de uma banheira de bebê. O problema é que as pessoas colocam água e mergulham o peludo nela.

Muitas vezes, isso acaba traumatizando o bichinho. Afinal, ele não entende o ocorrido e só sente que foi mergulhado em um local cheio de água e ficou inseguro. Se isso aconteceu com o seu, tente trocar de ambiente. Não use mais a banheira e dê banho no chuveiro. Não se esqueça de colocar um tapete de segurança, para evitar que ele escorregue. 

Aposte no reforço positivo

cachorro gosta de tomar banho quando esse momento faz bem para ele. Por isso, uma das maneiras de ajudar o pet que não é chegado nesse momento é realizar o reforço positivo, ou seja, transformar o banho em algo legal.

Isso pode ser feito, por exemplo, quando você chama o peludo para brincar e dá banho entre uma brincadeira e outra. Além disso, muito carinho e conversa são essenciais durante esse processo. 

Outra possibilidade de como fazer cachorro gostar de banho é dar uma voltinha antes e uma depois. Se o bichinho entender que quando ele toma banho, ele passeia duas vezes, vai ficar mais fácil para ele gostar do momento. Dar um petisco após ou durante o banho também é uma boa ideia.

Tenha um secador silencioso

Por fim, lembre-se sempre de que o barulho forte pode ser um grande problema para os peludos. Muitos deles têm bastante medo. Por isso, o trauma pode estar na hora de secar o bichinho. 

Sendo assim, a dica de como fazer cachorro gostar de banho é tomando cuidado com o secador. Escolha um secador silencioso para secá-lo. Ligue o aparelho sem que ele veja e faça com que, pelo menos no começo, ele só sinta o vento. Será trabalhoso, mas você acabará conseguindo ajudar o seu peludinho.

Leve-o ao banho e tosa

Mesmo com todas as dicas acima, por vezes, o tutor ainda não se sente confiante e pronto para ajudar o bichinho. Nesse caso, o melhor a ser feito é procurar um profissional que saiba como dar banho em cachorro que não gosta de tomar banho e que tenha prática no procedimento. 

Quando ligar para marcar o horário, explique que o seu bichinho não gosta de tomar banho. Assim, o profissional já se prepara para atendê-lo com calma e pode até agendar um horário com menos movimento, para evitar o estresse.

fonte: https://www.petz.com.br/blog/banho-e-tosa/como-fazer-cachorro-gostar-de-banho/