Pet Terapia: animais de estimação ajudam na melhora da nossa saúde

Entre benefícios, eles fazem os donos se exercitarem e diminuem o estresse

Você sabia que os animais de estimação, além de ótimas companhias, podem reduzir o risco de doenças? A Associação Americana do  Coração publicou um estudo enfatizando que os bichinhos estão fortemente associados à redução de riscos de doenças cardíacas, colesterol alto e obesidade, além de melhorar a qualidade de vida.

Os cães foram o grande destaque da pesquisa, porque eles fazem com que seus donos saiam para se exercitar, chegando até a fazer 90 minutos de caminhadas por semana, graças aos xodozinhos. A Associação também afirma que os bichinhos podem provocar um efeito positivo sobre as reações do organismo ao estresse.

Inspirado nestes dados, o Mais Você descobriu que no Brasil, mais precisamente no hospital Albert Einstein, existe a Pet Terapia, ou seja, locais em que os pacientes internados ou em recuperação recebem seus bichinhos. Os efeitos são muito positivos. No programa, Ana Maria contou a história de pacientes que já estão melhorando por causa deste simples ato.

Para receber estes ilustres visitantes, o hospital exige que o paciente tenha autorização do médico, um laudo veterinário atestando as boas condições do bicho, a carteira de vacinação em dia e a comprovação de banho tomado. Se forem animais de grande porte, não poderão ser aceitos no quarto e a visita é marcada em outro local do hospital.

Os benefícios dos internados são evidentes, entre os resultados testados estão a melhora do sistema imunológico, da autoconfiança, o resgate da autoestima e o aumento da capacidade motora, cognitiva e sensorial.

fonte: http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2013/08/pet-terapia-animais-de-estimacao-ajudam-na-melhora-da-nossa-saude.html